segunda-feira, 30 de abril de 2018

O que houve com Half-Life 2: Episode Three/Half-Life 3? Linha temporal sobre o futuro de Half-Life em Português!

Olá, pessoas! Cá estou novamente com mais um post, e como prometido irei falar um pouco sobre Half-Life 3, jogo do qual eu estou esperando HÁ UM TEMPÃO e até agora não lançam essa bagaça Ò_Ò

Pode ser que alguns de vocês não saibam o que diabos é Half-Life, então aí vai um breve resumo do que é: Um jogo de ação e aventura com elementos de survival horror em alguns momentos, com mecânicas inovadoras em todos os seus jogos, e até o momento, na linha principal da história do jogo, foram lançados quatro jogos, sendo eles: Half-Life, Half-Life 2, Half-Life 2: Episode One e Half-Life 2: Episode Two. Para ser bem breve, a estória desse jogo começa em uma base subterrânea secreta chamada Black Mesa Research Facility, que fica no meio do deserto de New Mexico, EUA, onde ocorrem testes químicos e você, Gordon Freeman, é chamado para fazer parte de um destes testes. Então você começa o teste, porém algo da errado e ocorre um acidente no local de testes, fazendo com que apareçam vários portais de outras dimensões, trazendo seres nunca vistos antes, que em pouco tempo destroem toda a base e deixam poucos sobreviventes, que tentam entrar em contato com a superfície para pedir por ajuda, e por aí vai... No futuro, você descobre que os portais também estão sendo criados no mundo todo e ocorre uma invasão desses seres que no futuro deu origem á Guerra das Sete Horas, cujo nome é devido ao tempo que a humanidade conseguiu resistir antes de perder totalmente para os invasores. E por aí vai...


Como agora vocês sabem um pouco da história, vamos falar um pouco sobre Half-Life 2: Episode Three/Half-Life 3. O jogo em questão foi anunciado em 2006 para ser lançado no ano seguinte, e desde então o jogo permaneceu "em desenvolvimento" até os dias atuais, com fãs do mundo todo ficando malucos com a Valve, empresa que produz a série Half-Life, que parece que tem uma maldição onde não lança terceira sequência de nenhum de seus jogos (Atualmente, alguns jogos que foram lançados pela Valve são Left 4 Dead 2, Half-Life 2: Episode Two, Portal 2, DOTA 2, e por aí vai).


Sendo assim, para quem gostaria de saber o que está acontecendo com o jogo, irei falar sobre tudo o que se sabe até agora de Half-Life 3, que está escrito em inglês na Wikia do Half-Life (Clique aqui para ler o texto direto na fonte). Como sei que pode ter alguém que não manja muito de inglês, eu irei traduzir todo o texto para que possa ficar mais acessível para todos. Lembrando que o texto está atualizado até o começo de 2018, pode ser que no futuro aconteçam mais coisas, e aí se de fato acontecer algo notável, eu irei atualizando esse texto. Se por algum acaso virem algum erro de concordância ou de tradução, me avisem :v Sem mais delongas, segue a linha do tempo de Half-Life 3:



Desde o lançamento de Half-Life 2: Episode Two, houveram algumas poucas notícias vindas da Valve a respeito de seu próximo jogo da franquia.
Half-Life 2: Episode Three, o terceiro e capitulo final da saga de episódios de Half-Life 2, era esperado para vir logo após o Episode Two, devido à Valve ter informado que eles planejavam lançar um episódio a cada seis a oito meses. Entretanto, até Abril de 2018, três artes conceituais são tudo o que a Valve nos mostrou sobre este próximo jogo. Desde então, a companhia lançou outros dez jogos.
Em 18 de Novembro de 2019, 12 anos após o lançamento de Half-Life 2: Episode Two e o dia anterior ao 21º aniversário do lançamento do Half-Life original, a Valve anunciou Half-Life: Alyx, um jogo de realidade virtual situado no universo de Half-Life, onde você jogo como Alyx Vance logo após a invasão dos Combine na Terra, antes dos eventos de Half-Life 2. Em 21 de Novembro, o primeiro trailer do jogo foi lançado e ele se tornou disponível para pré-venda. De acordo com o programador-chefe David Speyrer, numa entrevista na revista de jogos The Verge lançada no mesmo dia, Half-Life: Alyx é "a próxima parte na história de Half-Life" e informa que eles recomendam jogar Half-Life 2: Episode Two antes.
Anteriormente ao anúncio de Half-Life: Alyx, vazamentos sugeriram que a Valve abandonou o modelo episódico e estava trabalhando numa sequência completa intitulada Half-Life 3, mas empregados da Valve consistentemente se recusaram a comentar no status ou natureza do próximo Half-Life, para o desprazer de sua fanbase. Apesar da satisfação geral com os games que a Valve fez desde Episode TwoHalf-Life 3 continua sendo seu título mais antecipado, e desde o lançamento do tão aguardado Duke Nukem Forever em 2011, se tornou o caso mais infame em games de vaporware (vaporware é quando o jogo não é lançado e nem tem seu projeto cancelado, como se estivesse num "limbo" de desenvolvimento).
Numa entrevista com Geoff Keighley (autor de The Final Hours of Portal 2 e The Final Hours of Half-Life 2), desenvolvedores de Half-Life: Alyx se mantiveram tímidos sobre se Half-Life: Alyx poderia preencher a lacuna em direção a um Half-Life 3 baseado em realidade virtual, apontando que eles teriam de ver como Half-Life: Alyx seria recebido.

Linha do tempo das notícias lançadas até agora






Half Life 2 Episode Three concept 2
Combine Advisors em volta de Borealis na primeira arte conceitual do Episode Three, lançada em 2007.
Advisor Intothepixel
Gordon Freeman face a face com um Advisor na segunda arte conceitual do Episode Three, criada e lançada em 2008.
Borealis Advisors
Combine Advisors em volta de Borealis na terceira e última arte conceitual de Episode Three, lançada em 2008.

Vocês verão a seguir fatos que foram revelados pela Valve ou encontrados por gamers ao longo dos anos sobre qualquer coisa relacionada ao futuro da franquia Half-Life.



Antes de 2006

Em 1999, o domínio half-life3.com foi registrado nos mesmos detalhes de contato que half-life2.com, com a Valve registrada como contato dos mesmos, evidentemente. A URL costumava redirecionar ao site do jogo The Orange Box mas agora retorna uma página em branco.


2006

  • Em Maio, "Episode Three" é anunciado para ser lançado no natal de 2007.
  • No mesmo mês, é revelado que um novo episódio seria lançado a cada seis ou oito meses, e levariam de quatro a seis horas para serem completados. Um "Episode Four", desenvolvido fora da Valve e com uma história própria, também é mencionado.

2007

  • Em Junho, Gordon Freeman é confirmado como protagonista de Episode Three.
  • Em uma entrevista em Maio com David Speyrer e Doug Lombardi sobre o desenvolvimento de Episode Three, é mencionado que muito esforço foi feito para criar um processo natural de topografia e clima entre Episode Two e Three, e que o jogador não voltará para City 17, pelo menos não neste jogo. Mais pra frente, Speyrer preferiu não comentar sobre a especulação feita pela PC Gamer UK sobre o climax do jogo ser uma batalha situada numa estação de pesquisa no Ártico.
  • Em Outubro, Episode Two é lançado. No fim do jogo, Gordon Freeman e Alyx Vance estão prestes à ir para as construções no Ártico, à procura por Judith Mossman e o novo e recuperado Borealis, o quebra-gelo da Aperture Science, sugerindo que a sequência do Episode Two seria sobre isso.
  • Numa entrevista em Novembro, David Speyrer explica que um teaser de Episode Three no fim de Episode Two foi deliberadamente omitido para não arruinar o humor do jogador, que teria sido o caso, se na cena final fosse seguida de um trailer com muita ação. Uma outra razão foi para dar mais liberdade criativa, e evitar ficarem comprometidos em fazer exatamente o que teria no trailer, indicando que eles estão tentando fazer "algo bem ambicioso". Ele também menciona que não quer cometer o mesmo erro que houve com o trailer de Episode Two lançado no fim de Episode One, que foi radicalmente diferente da versão final do jogo.
  • Também em Novembro, a primeira arte conceitual para Episode Three é lançada pela GamesRadar.
  • Em Dezembro, Episode Three é dito para ser apenas o final do arco de história de Half-Life 2, não o fim da franquia Half-Life, nem dos lançamentos episódicos, e contariam com mais jogos episódicos sem conexão com o arco de histórias atual para serem feitos no futuro. Essas seriam as dicas sobre o tal Episode Four mencionado em 2006.

2008

  • Em Março, foi feito o upload de artes conceituais para o portfólio virtual de Andrea Wicklund no Picasa. As imagens foram então vazadas, e as originais foram apagadas. Essas são algumas das imagens:
  • Em Abril, o código-fonte de três entidades (basicamente um ser interativo do jogo. Por ex.: animais, personagens ou inimigos, mas não limitado a isso) são lançadas na Source SDK (SDK é um kit de desenvolvimento) em uma pasta chamada "Episode3", antes de serem apagadas pouco tempo depois. As entidades incluíam "npc_combine_armored" (Um soldado Combine altamente armado com escudos para cada parte de seu corpo), "npc_wpnscanner" (um scanner que dispara raios(?)), e "weapon_proto1" (aparecendo na Source Particle Benchmark e em Episode Two como uma arma de testes). Entretanto, foi falado depois por Tony Sergi da Valve que os códigos são só restos de um material antigo.
  • Em Julho, a segunda arte conceitual de Episode Three é lançada pelo vencedor do concurso Into the Pixel daquele ano, incluindo Gordon Freeman e seu pé de cabra cara a cara com um Combine Advisor, feito pelos artistas da Valve Ted BackmanJeremy Bennett e Tristan Reidford. No mesmo mês, a terceira e última arte até agora foi revelada novamente pela GamesRadar.
  • Numa entrevista em Outubro, o diretor de Marketing da Valve, Doug Lombardi informou que notícias ou anúncios sobre Episode Three seriam reveladas mais pro fim daquele ano. Naquela mesma entrevista, Lombardi mencionou que a distância temporal entre Episode Two e sua sequência será maior que a distância entre os três jogos da franquia Half-Life 2.
  • Em Dezembro, um vídeo do que seria a versão Alpha de Episode Three foi lançado. Depois foi revelado que eram um série de mapas feitos por fãs.

2009

  • Enquanto a comunidade aguardava algum anúncio sobre o futuro da franquia Half-Life, em vez disso, em primeiro de Junho, Left 4 Dead 2 foi anunciado, instantaneamente levando à criação do grupo na Steam chamado Left 4 Dead 2 boycott (Boicote do Left 4 Dead). Seguindo esse padrão, em 4 de Junho, uma petição chamada Message to Valve(Mensagem à Valve) foi criada nos fóruns da Steam pelo usuário Surfrock22, pedindo mais comunicação entre a Valve e a fanbase de Half-Life (se referindo no tópico como "a fanbase mais velha e ativa da Valve"), bem como mais informações sobre o futuro da franquia Half-Life.

  • Em um vídeo em Agosto envolvendo Gabe Newell e dois intérpretes discutindo sobre surdez e video games com uma pequena audiência de deficientes auditivos, a inclusão de uma personagem surda não identificada num jogo futuro no universo de Half-Life e Portal estaria sendo testada pela Valve, assim como novos recursos na engine Source visando ter um melhor suporte aos jogadores com deficiência auditiva. Newell relata que antes de Alyx conhecer Gordon, ela tinha uma queda por um membro da Resistência que possuía deficiência auditiva, então ela programou Dog com conhecimento sobre linguagem de sinais assim ela poderia praticar para se comunicar mais facilmente com o sujeito. Em algum momento, essa pessoa se afastou de Alyx para combater os Combine em outro lugar, e Alyx e Dog passaram a fazer sinais um para o outro quando eles queriam se comunicar sem serem ouvidos ou sem que os outros soubessem.

  • No mesmo mês, Newell explica numa entrevista que a Valve está experimentando várias técnicas em seus jogos, includindo Episode Three. Ele informa que atualmente não tem nada a dizer sobre o jogo, e que a comunidade será notificada assim que eles tiverem material pronto para compartilhar.

2010





Ep3hints
Lista dos nódulos com dicas encontrados no SDK do jogo Alien Swarm.

  • Numa entrevista em Março, Newell deu dicas de que a Valve pretende retornar a franquia Half-Life para as suas raízes de terror explorando os medos mais profundos de seus fãs, que ele comparada com "a morte de seus filhos" e "o desaparecimento de suas próprias habilidades".
  • No mesmo mês, Portal ARG (ARG é um jogo de realidade alternativa. Basicamente, é uma história contada como se fosse realidade, através de vários tipos de mídia diferentes, como sites e vídeos) é lançado. No começo, a comunidade começa a especular que o jogo tem relação com Episode Three, até ser revelado mais tarde que ARG está promovendo um jogo que está para ser lançado, o Portal 2.
  • Numa entrevista em Abril, Gabe Newell disse que Gordon Freeman vai seguir sem mudanças no próximo jogo da franquia Half-Life - Newell quer que ele "permaneça em grande parte como um braço e um pé de cabra". Também não há planos para torná-lo um personagem falante, já que Newell considera que isso torna as companhias dos jogadores (os NPCs) mais interessantes e atraentes e isso parece ser uma via mais frutífera a se explorar.
  • Após Alien Swarm ter sido lançado em Julho, nodes com dicas (estruturas de dados na programação) foram encontrados em seu SDK, pelos nomes "Ep3 Blob Shake Position", "Ep3 Fire Cover Position", "Ep3 Brain Cover Position", "Ep3 Brain Regenerate Position", "Ep3 Spit Position", "Ep3 Spawn Generator Position", e "Aperture: Nest". Considerando o prefixo "Ep3" e o uso do nome "Aperture", esses podem ser "restos" da sequência de Episode Two.
  • Numa entrevista em Agosto, Doug Lombardi diz que eles odeiam fazer a comunidade esperar mas eles ainda não tem anúncios sobre Gordon Freeman ou suas próximas aventuras por enquanto.

2011





Fan pickets HL3 gabe
Os dois fãs de Half-Life acampando em frente à Valve se encontrando com Gabe Newell em Agosto de 2011.
HL3 t-shirt
Camiseta do Half-Life 3 fotografada por Chandana Ekanayake em 1 de Dezembro de 2011.

  • Em Fevereiro, Chet Faliszek diz que a Valve "Não está preparada para falar sobre [Episode Three] no momento".
  • Quando perguntado sobre o futuro da franquia Half-Life numa entrevista em Março, Doug Lombardi diz que eles não acabaram com as aventuras de Gordon Freeman ainda, e avisa a comunidade para "aguentar mais um pouco", sem dar maiores detalhes.
  • Em 19 de Abril, Portal 2 foi lançado. No mesmo dia, The Final Hours of Portal 2 (As últimas horas de Portal 2) é também lançado. Nele, o autor Geoff Keighley diz que Portal 2 é provavelmente o último jogo com uma experiência isolada de single-player da Valve. Isso foi interpretado de forma ruim por muitos membros da comunidade como simplesmente o fim de jogos single-player da Valve, o que foi negado por Gabe Newell numa entrevista em Maio, onde ele diz que a Valve não acabou com seus jogos single-player mas sim com os jogos single-player como nós conhecemos hoje e que eles irão transformá-los em jogos "single-player plus", sendo assim jogos single-player com componentes sociais adicionados a eles. Ele avalia que o entretenimento é inerentemente aumentado em valor por tê-lo sendo social, deixando as pessoas jogar com seus amigos, e percebendo que eles estão conectados com outras pessoas, e que eles tem que trabalhar para implementar isso aos seus jogos single-player.
  • Em uma outra entrevista em Maio, Newell diz que a Valve acabou com o modelo episódico que nós conhecemos hoje, agora podendo atualizar um mesmo jogo o quanto eles quiserem pela Steam, algo que foi introduzido com Team Fortress 2. Isso sugere que o próximo jogo da franquia Half-Life não seguirá na linha de seus antecessores, levando a comunidade a especular que a Valve mudou o jogo para ser um projeto maior.
  • No mesmo mês, o SDK de Portal 2 é lançado. Nos arquivos, códigos para um NPC chamado "Combine Advisor - Roaming" é encontrada por usuários, e foi rapidamente removido num update futuro.
  • Novamente em Maio, vários arquivos de coreografia .vcd intitulados "magnuss" foram encontrados no cache de VPK de Portal 2. Eles estão nomeados como "magnuss_get_going.vcd", "magnuss_idle.vcd", "magnuss_nopoint.vcd", "magnuss_shakehead.vcd", e "magnuss_wave.vcd", e parecem serem feitos para "magnusson.mdl", um modelo de Arne Magnusson. Eles não existem nos arquivos do Episode Two, onde as animações de Magnusson tem o prefixo "mag", sugerindo que podem ser animações descartadas, ou animações que irão aparecer no próximo jogo da franquia Half-Life.
  • Em Junho, no festival Games for Change em Nova York, Gabe Newell dá uma palestra focando nos benefícios educacionais dos jogos. Quando Newell pergunta à plateia se alguém tem alguma dúvida, alguém pergunta quando Episode Three será lançado. Newell responde "Se você sabe o suficiente para fazer esta pergunta, você também sabe o suficiente para saber qual é a resposta".
  • Em 11 e 12 de Agosto, três fãs acamparam em frente aos escritórios da Valve em Bellevue, Washington, solicitando informações sobre Episode Three/Half-Life 3. Gabe Newell em pessoa saiu para falar com eles, e eles saíram para comer juntos, e depois foi oferecido um tour pela empresa por Erik Johnson, assim como comer pizza, testar Dota 2, e receber alguns brindes. Entretanto, quando perguntado quando Half-Life sairia, Newell meramente respondeu: "Eu não posso te dizer.". O primeiro dia contava apenas com dois fãs, que se juntaram com mais um fã no segundo dia. Os textos em suas placas diziam "C4NADA À FAVOR DO LANÇAMENTO DE HALF LIFE 3", "HALF LIFE 3... DEIX4DO PARA MORRER?", "COMO JUDITH CHEGOU NO ÁRTICO TÃO RÁPIDO?..." (o resto não estava legível)(os números 4 no meio das palavras e o "deixado para morrer" são referências ao jogo Left 4 Dead) e "EU NÃO CONSEGUI PENSAR NO QUE ESCREVER NA PLACA... MAS VOCÊS SABEM O QUE NÓS QUEREMOS (HL 3)", entre outras coisas. Como o prédio da Microsoft é perto do da Valve, presumidamente um empregado da Valve deu aos acampados quatro pequenas placas para mostrar por aí, com coisas como pedir à Microsoft o retorno do mascote do pacote Office, "Clippy". Os protestantes diziam que o acampamento não seria um protesto sério, seria mais uma brincadeira; eles apenas estavam com tempo livre e sentiram vontade de "relaxar de boas em frente à Valve". Acompanhando o "protesto", Kotaku também perguntou à Newell se ele tinha algo a dizer sobre algum jogo novo, no qual ele simplesmente respondeu: "Eu não tenho nada para vocês".
  • Por volta de 19 de Setembro, um beta tester vietnamita vazou o client de Dota 2, assim como todos os seus arquivos, para a internet. Entre os vários arquivos, pode ser encontrados códigos referentes à uma pasta chamada "ep3", apontando o que podem ser as armas: "weapon_icegun", "weaponizer_concrete", "weaponizer_liquid", "weaponizer_metal", e "weapon_flamethrower". Entretanto, por volta de 23 de Setembro, Chet Faliszek diz que o código não significava nada e não deveria ser levado como um fato.
  • Em Dezembro de 2011 houveram vários boatos sobre um ARG de Half-Life, e que Gabe Newell tinha dado permissão àqueles que já sabiam para dar dicas sobre o tal Half-Life. Os fãs viram o que podiam ser dicas no vídeo de aceitação do prêmio "personagem do ano" do Wheatley para os prêmios de videogame da Spike TV Video Game Awards em 2011, vários e-mails não oficiais que foram compartilhados, informações enigmáticas sendo reveladas por uma conta de Twitter não oficial de Doug Rattmann e um site não oficial, black-aperture.com, revelando outras mensagens enigmáticas. Tudo foi desmentido pela Valve por Gabe Newell, Marc Laidlaw e Chet Faliszek.
  • Em primeiro de Dezembro, Chandana Ekanayake, parte da desenvolvedora Uber Entertainment situada em Seattle, vê o que parece ser um empregado da Valve aparentemente vestindo uma camiseta do Half-Life 3 num evento de desenvolvedores local, e ele pede permissão para tirar foto da camiseta por ele ser um fã da franquia. Após ser perguntado se sabe algo sobre o futuro de Half-Life 3, o empregado parece não saber nada. Ainda em primeiro de Dezembro, uma fã chamada Alexei pergunta ao escritor da franquia, Marc Laidlaw, sobre a veracidade da camiseta; ele confirma a existência mas afirma que não há nada para se elaborar.
  • Em 9 de Dezembro, um ator de voz estadunidense anônimo revela que a Valve gravou alguns diálogos para "Half-Life: Episode 3" (sic). Isso levou a rumores de que o próximo jogo da franquia Half-Life será apresentado na 2011 Spike Video Game Awards em 10 de Dezembro. Entretanto, isso não ocorreu.
  • Durante a Steam Holiday Sale, Valve colocou várias referências à Half-Life nas artes de fundo na sessão da Holiday Sale. No quadrinho "Randolph the Red-Nosed Turret" lançado em 22 de Dezembro, 3 meias estavam penduradas na lareira, para Gordon, Alyx e Dog. Acima está a paisagem vista por Chell quando ela consegue ir ao ar livre no fim de Portal 2, com 3 nuvens no céu. Além disso, na imagem colocada no fim do slideshow do dia 5 da Holiday Sale (23 de Dezembro) mostrando mascotes da Steam passeando com Papai Noel em seu trenó, um dos mascotes está segundando um Colar com a logo Lambda com três pontos de luz nele, entre outras coisas. Isso alimentou rumores e especulações dentro da fanbase sobre sinais iminentes de um novo Half-Life.
  • Em 23 de Dezembro, o ator de voz John Patrick Lowrie desmascara em seu blog pessoal as palavras do ator de voz anônimo do dia 9 de Dezembro informando nos comentários de um post sobre sua esposa Ellen McLain ter sido nomeada para um prêmio VGA que ele ainda não ouviu nada sobre um novo jogo da franquia Half-Life, e portanto, ainda não gravou nada. Ele afirma, entre outras coisas que: "Não há nada do Half-Life 3 ainda. Ainda não ouvi nada do tipo" e "Ellen e eu não ouvimos nada sobre um novo episódio de Half-Life". Ele também repetiu que não sabe nada do assunto em 23 de Março de 2012.
  • Em 26 de Dezembro, a petição criada em 2009 no fórum da Steam (mais de 1600 assinaturas até Fevereiro de 2012) evoluiu para um grupo da Steam chamado "A Call for Communication (Half-Life) (Um chamado para comunicação [Half-Life])" (mais de 50000 membros até Fevereiro de 2012).

2012

  • Em 9 de Janeiro, várias referências da franquia Half-Life foram encontradas nos arquivos da versão Beta de Counter-Strike: Global Offensive, sendo várias texturas com lousas brancas para o mapa "Office", contendo o nome de vários protagonistas de Half-Life 2, entre outras coisas.
  • Em 5 de Janeiro, "Operation Crowbar (Operação Pé de Cabra)" é apresentada nos fóruns da Steam, como outra forma de protesto contra o silêncio da Valve sobre o futuro da franquia Half-Life (a operação também tinha um Grupo na Steam). A operação consistia em comprar pés de cabra e enviá-los para a Valve, ou, como uma alternativa mais barata, encher as contas de e-mail da Valve e página do Facebook com fotos de pés de cabra ou trocadilhos relacionados à ferramenta.
  • Em 10 de Janeiro, Charles Onyett, editor da IGN, especula que, baseado nas tendências da indústria, 2012 será o ano em que a Valve começará a falar sobre Half-Life 3, e acredita que a empresa pode estar aguardando por detalhes da Sony e Microsoft sobre seus consoles da próxima geração antes de anunciar alguma coisa.
  • Em 13 de Janeiro, Marc Laidlaw confirma o rumor de que um quarto episódio cancelado de Half-Life 2Return to Ravenholm, foi desenvolvido pela Arkane Studios (criadora dos jogos Dishonored, Prey e Deathloop) entre 2006 e 2009.
  • Seguindo a informação sobre a camiseta do Half-Life 3 de Ekanayake, Garry Newman, criador do mod/jogo Garry's Mod, trolla a comunidade em 12 de Janeiro mostrando uma camiseta falsa de Half-Life 3 em seu Twitter, dizendo que a mesma tinha sido enviada pela Valve.
  • Até 19 de Janeiro, o grupo da Steam "A Call for Communication (Half-Life)" havia sido mencionado por 27 portais de notícias de jogos.
  • Em 4 de Fevereiro, o grupo da Steam "A Call for Communication" organizou "o Dia da Carta Vermelha", um evento no grupo que envolvia jogar Half-Life 2, com foco em colocar a franquia de volta aos holofotes, trazendo mais pessoas para sua causa e simplesmente "ser um imenso grupo de fãs de Half-Life jogando um dos melhores jogos já feito". Apesar de eles terem esperado que Half-Life 2 alcançaria o top 10 jogos jogados naquele dia, o jogo só chegou na 11ª posição, com o máximo de 13216 jogadores simultâneos. Um website foi também criado no dia anterior para marcar o evento e para informar sobre os próximos que aconteceriam no futuro.
  • Em Abril, Gabe Newell foi entrevistado pelo podcast Seven Day Cooldown. Seu entrevistador perguntou, "Minha pergunta final e dos seus fãs e de todos que estão aguardando até agora é: Quando nós poderemos esperar o lançamento de Ricochet 2?" Newell respondeu risonhamente, "Em termos de Ricochet 2, nós sempre temos este problema que quando nós falamos de coisas que podem acontecer bem mais pra frente, nós acabamos mudando nossas ideias enquanto estamos no meio do desenvolvimento, então enquanto nós estamos pensando sobre o grande arco de história que é Ricochet 2, você pode chegar no ponto em que você dizendo algo está nos surpreendendo de forma positiva e algo está nos surpreendendo de uma forma negativa, e, você sabe, nós gostaríamos de ser super transparentes sobre o futuro de Ricochet 2. O problema é, nós pensamos que as voltas e reviravoltas que nós estamos passando provavelmente levariam as pessoas à loucura mais do que se nós apenas ficássemos em silêncio, até podermos ser mais precisos sobre o que vem à seguir" (o texto na fonte descrita na íntegra traduzido é literalmente isso. Realmente não consegui entender muito bem o que o Gabe quis dizer kkkk).
      • Parece mais do que provável que o termo "Ricochet 2" na verdade era uma menção à "Half-Life 3"  que Ricochet por si só era um mod multiplayer para Half-Life que foi considerado um dos piores jogos que a Valve publicou (e o mais importante, nem mesmo possui uma história). Quando perguntado se os membros que trabalhavam no jogo foram movidos para outro projeto, ele responde, "Não, todos que trabalharam em Ricochet 2 continuam trabalhando em Ricochet 2".
  • Em primeiro de Junho, a conta "BreenGrub" do Twitter começou a postar algumas coisas. Marc Laidlaw, o escritor principal da série Half-Life confirmou mais tarde que "Basicamente sou eu escrevendo fanfics do Dr. Breen". Ele depois explicou, "Eu pessoalmente não posso dar ao mundo um novo jogo da franquia Half-Life. Tudo o que eu posso pessoalmente fazer, pelo menos por agora, são coisas desse tipo".
  • Em 9 de Junho, Gabe Newell aparece em um vídeo forjando um pé de cabra. Ele então é perguntado, "Ei, já está pronto?" e ele responde "Essas coisas, elas levam tempo".
  • Em 17 de Agosto, um vídeo é publicado com Gabe Newell dizendo na brincadeira, "Você nunca irá ter Half-Life 3 se vocês me devorarem". Isso sugere que, se lançado, o nome do jogo será "Half-Life 3".
  • Em 14 de Agosto, Mad Catz publicou um comercial em computação gráfica sobre seus novos teclados no qual aparece um logo do Half-Life 3 entre outros ícones na tela.

2013

  • Durante este ano, um protótipo de Half-Life 3 é desenvolvido, que iria conter um mix de conteúdo narrado e scriptado e cenários de combate gerados proceduralmente, inspirado na gameplay de Left 4 Dead 2. O jogo teve uma produção difícil devido ao estado incompleto do motor gráfico Source 2 do qual o jogo foi construído, e foi eventualmente cancelado.
  • Em 6 de Fevereiro, Gabe Newell e J.J. Abrams da Bad Robot Productions fizeram uma apresentação juntos, intitulada "Storytelling entre todas as plataformas: quem se beneficia mais, a audiência ou o jogador?" Na apresentação, Abrams revelou, "Há uma ideia que nós temos para um jogo que nós gostaríamos de trabalhar com a Valve". Newell então respondeu, "Nós estamos super empolgados sobre isso, e nós também estamos interessados em trabalhar com vocês em filmes. Então, nós veremos se podemos fazer um filme sobre Portal ou Half-Life juntos. Mas é realmente hora de nós e a industria pararmos de falar sobre potenciais e começar a tentar executá-los". Esse foi o primeiro anúncio oficial da franquia Half-Life desde 2011.
  • Em 28 de Março, David Goldfarb, um designer de games, tuitou "Fui ver a Valve hoje. Eles tem várias coisas legais". Um usuário perguntou "hl3 confirmado?" no qual Goldfarb respondeu: "meu silêncio deve ser interpretado como um silêncio". O usuário respondeu de novo dizendo "Responda a este tweet se hl3 está confirmado". Goldfarb o respondeu com "Eu irei mostrar minha resposta com um pouco de dança interpretativa. Olhe atentamente".
  • Em 19 de Junho, uma lista sobre o grupo interno de Half-Life 3 da Valve foi vazada. A lista incluía 42 pessoas. Valve tinha aproximadamente 300 funcionários na época.
  • Em 15 de Agosto, John Patrick Lowrie, um ator de voz de vários jogos da Valve, alega que Half-Life 3 não tinha sido apresentado ainda porque a Valve ainda está trabalhando numa melhor tecnologia de captura de movimentos da qual vai permitir que personagens in-game possam ajustar seus movimentos dependendo das ações do jogador. Lowrie mais tarde esclareceu que "A coisa mais importante a se saber sobre atores de voz é que nós somos sempre os últimos a saber de tudo. [...] qualquer coisa que Gabe Newell tem pra dizer sobre o projeto é a melhor informação que vocês terão".
  • Em 20 de Agosto, um fã que recentemente visitou a sede da Valve compartilha o que seu guia contou sobre o Half-Life 3. "Se eu te contasse qualquer coisa sobre isso, você só teria mais perguntas. Nós apenas temos elementos. Pedaços e peças do jogo. Sem estrutura. Sem história".
  • Em primeiro de Setembro, a lista do grupo do Half-Life 3 da Valve foi vazada de novo. A lista agora inclui 46 pessoas, 4 a mais do que na última vez. Também vazou uma nova lista chamada "Núcleo Half-Life 3", incluindo 10 pessoas do outro grupo.
  • Em 29 de Setembro, a marca "HALF-LIFE 3" é arquivada, e depois de três dias, em 2 de Outubro, "PORTAL 3" é arquivado também. As duas marcas foram aparentemente arquivadas pela Valve mas depois sumiram.

2014

  • Em 3 de Janeiro, uma entrevista com Gabe Newell foi publicada. Nela, ele explica que "Quando começamos, nós eramos uma companhia de jogos single-player que poderia ser realmente bem sucedida apenas fazendo sequências atrás de sequências de Half-Life, mas nós coletivamente falamos 'vamos tentar fazer jogos multiplayer', embora nunca houve um jogo multiplayer de sucesso comercial."
  • Em 23 de Maio, um ex-funcionário da Valve, Minh Le, que tinha saído cinco anos antes, disse que ele viu algumas artes conceituais do que parecia ser algo do universo de Half-Life.

2015

  • Valve começa o desenvolvimento de The Lab, uma coleção de minigames e experiências em realidade virtual para promover o headset de realidade virtual HTC Vive e a plataforma SteamVR. Um dos jogos em produção era conhecido como "Shooter", um FPS/arcade situado no universo de Half-Life. O jogo não pôde ser concluído devido ao tempo limitado de desenvolvimento.
  • No mesmo período, o escritor Mark Laidlaw começa a trabalhar num protótipo de jogo VR chamado "Borealis", que permitiria aos jogadores explorar o navio lendário mencionado em Episode 2. Este projeto falhou em pegar tração internamente e foi cancelado.
  • Em 3 de Março, Valve anunciou oficialmente a engine Source 2, que foi usada pela primeira vez mais tarde daquele ano, em 17 de Julho, quando a Valve lançou o Beta da update Reborn para Dota 2.
  • Em uma entrevista com a Kotaku em Março, Jeep Barnett revelou que a Valve esteve fazendo experiências com a base de designs e de personagens de Half-Life em realidade virtual, mas ele não pôde confirmar se um jogo VR de Half-Life estava em desenvolvimento ou mesmo se seria feito: "Nós não estamos dizendo 'não', mas nós não sabemos o que é certo [ainda]".
  • Em 19 de Março, Gabe Newell toca no assunto do futuro da franquia Half-Life, apesar de nem confirmar nem negar futuros empreendimentos na série. Ele discute:
    • "Se alguém gosta de Team Fortress, eles gostariam de saber o que nós podemos fazer com Team Fortress, ou Left 4 Dead, ou Half-Life [...]. Nós amamos todos esse jogos, nós amamos todos os personagens, e universos, e enredo, e nós não temos falta de oportunidades".
    • "Se você pensar em cada uma de nossas franquias representando uma ferramenta, você apenas vai querer usar a ferramenta certa na hora certa".
    • "Eu sou fã de programas de TV, [...] eu sou fã de jogos, e eu certamente entendo o porque as pessoas são tipo 'Ei, eu me lembro desta experiência fantástica e eu estou começando a ficar com medo de nunca ter essa experiência outra vez' [...], então nós compreendemos isso, e nós sentimos isso, e nós pensamos que no final das contas, consumidores estarão super felizes com onde nós gastamos nosso tempo e como nós transformamos aquilo em entretenimento para eles".
    • "A única razão pela qual nós voltamos e fizemos um tipo de produto super-clássico é porque um muita gente internamente na Valve disse que queria fazer isso e tinha um motivo razoável do por quê [e eles tinham], mas se você quer fazer outro jogo da franquia Half-Life, e você quer ignorar tudo o que nós aprendemos, [...] isso parece ser uma escolha ruim, então nós iremos seguir em frente, mas isso não necessariamente sempre quer dizer o que as pessoas temem que isso quer dizer".
  • Em 9 de Junho, Valve lançou o app Steam VR Destinations, com a comunidade investigando se ele continha alguma referência a um novo título. Entre as strings de dados foi encontrado algo chamado "HLVR," com vários nomes familiares de armas e props da série Half-Life entre as entidades.
  • Em 24 de Julho, The Know publicou um vídeo no YouTube alegando ter recebido informação de uma fonte anônima que trabalha na Valve. A fonte providenciou as seguintes informações:
    • Em 2009, Half-Life 3 estava num estágio avançado de desenvolvimento, com um time de 100 pessoas trabalhando nele, mas uma porção desses funcionários foram depois movidos para projetos que necessitavam de atenção imediata no momento, como Left 4 Dead 2Portal 2, e Dota 2.
    • A gerência da Valve não está tão interessada no lançamento do jogo, pois eles não possuem um incentivo econômico, já arrecadando bastante renda pela Steam e seus jogos freemium (Team Fortress 2 e Dota 2), e além disso eles têm medo de ter uma recepção extremamente negativa, similar à controvérsia de Mass Effect 3, se o game não estiver perfeito. Em resposta, eles tiraram recursos do projeto para evitar que ele avance. (A fonte também alegou que a controvérsia de Mass Effect 3 foi um fator crítico na decisão da gerência para tirar os recursos do projeto e que isso é comumente referenciado na gerência da Valve quando perguntada internamente sobre o assunto.)
    • Half-Life 3 atualmente ainda está em desenvolvimento mas apenas por um time de aproximadamente dez pessoas. O script, história e eventos do jogo estão completos.
  • Em 25 de Julho, Marc Laidlaw responde em um e-mail relacionado ao vídeo de The Know. Laidlaw escreve "Eu não posso comentar sobre os processo internos da Valve mas eu posso dizer que isso parece alguém trollando. [...] em minha experiência na Valve, medo é a última coisa que levaria a uma decisão sobre no que trabalhar". Ele também expressa que "Uma história de Half-Life [não pode] de forma alguma existir fora do jogo. [...] A história de Half-Life é realmente boa apenas na forma de jogo, onde você pode jogar ele".
  • Em 27 de Julho, The Know publicou uma resposta ao próprio vídeo apresentando mais conversas por e-mail com Marc Laidlaw:
    • Laidlaw fala sobre o processo da Valve em relação ao roteiro. Ele escreve "Nós entendemos como seguir em frente em uma forma que lembra a de um cego tateando, especialmente no começo. Eu nem mesmo saberia o que um roteiro poderia conter até termos uma boa fatia de gameplay que pareça atraente. Você tem ideias para lugares, cenas, personagens, mas são muito, muito primitivas... Às vezes se reflete apenas em e-mails e conversas. Nada como um documento de design ou roteiro. De qualquer forma, esta é a minha experiência". The Know comenta que eles acham que Laidlaw estava interpretando 'roteiro' diferentemente de como a fonte usou o termo.
    • Ele também diz "Eu nunca posso relatar o estado dos projetos na Valve exceto em caráter de publicidade do lançamento do produto. [...] É possível que quem quer que seja a fonte anônima pode ou podia ser um funcionário da Valve, mas nada que eu ouvi me leva a crer que ele sabe de alguma coisa relevante".
    • The Know conclui que tanto a fonte original quanto Laidlaw estão provavelmente falando a verdade, que estão apenas vendo a situação de dois lados diferentes. Então o que eles falaram era verdade, de um certo ponto de vista.
  • Em 26 de Julho, Tyler McVicker do canal Valve News Network responde ao vídeo original de The Know:
    • A forma que os funcionários trabalham na Valve é diferente das gerências, que não se mexem como os outros na empresa, onde as mesas são literalmente movíveis para significar seu interesse e empolgação coletiva em trabalhar num projeto específico.
    • Há um sentido no rumor que lançar um produto "menos que perfeito" relacionado a Half-Life 3 resultaria na maior represália, mas a alegação do medo não ter nada a ver com Half-Life 3 estar sendo desenvolvido, lançado ou postergado foi desmascarada pelo comentário de Laidlaw.
    • Relacionado a um comentário de Laidlaw sobre a história, McVicker nota que ela mudou muito desde essa época, semelhante a jogos anteriores durante seu período de desenvolvimento.
    • Ele nota a vinda de jogos-como-um-serviço (GaaS).
    • He concludes that The Know did not understand Valve nor fact-check the source before taking it too seriously.
  • Em 24 de Setembro, Chet Faliszek, co-escritor das franquias Half-Life e Portal disse que Half-Life 3 não será em VR.
  • Em 26 de Setembro, Destinations foi atualizado, com mais entidades de "HLVR" aparecendo nos dados, repondo as entidades originais encontradas na versão anterior, sugerindo que progresso contínuo estava sendo feito no projeto.
  • Em 10 de Outubro, um update para Dota 2 foi publicado, que incluía os arquivos: hl3.txtrpg.txtlights.txt, e ai_basenpc.txt. Eles descrevem possíveis recursos como suporte para VR, missões e grupos compostos por NPCs.
  • Em 15 de Dezembro, VRFocus reportou que em uma entrevista recente com Ken Birdwell, um desenvolvedor de softwares da Valve que trabalhou na maioria dos títulos na franquia Half-Life, sugere que "um jogo em VR de Half-Life poderia 'cansar' os players dentro de cinco minutos, apesar de que é possível que a companhia use uma ficção da série para construir um novo tipo de experiência".
  • Em 6 de Dezembro, Half-Life 3 entre outros títulos apareceram numa lista do banco de dados da Steam que foi vazada.

2016

  • Em 8 de Janeiro, o escritor de Half-Life, Marc Laidlaw confirma sua recente demissão da Valve e aposentadoria da carreira de escrever para jogos.
  • Também em Fevereiro, o primeiro protótipo para um novo jogo de realidade virtual de Half-Life é criado. O jogo, que se tornaria Half-Life: Alyx, começa propriamente seu desenvolvimento mais tarde naquele ano.
  • Em 7 de Fevereiro, o animador de Half-Life, Doug Wood também confirma sua demissão da Valve e aposentadoria de sua carreira de animador de games.
  • Em 11 de Março, J.J. Abrams confirmou que os filmes de Half-Life e Portal possuem escritores inclusos no projeto.
  • O décimo aniversário do anúncio de Half-Life 2: Episode Three chegou em 22 de Maio. Vários artigos relacionados à data foram publicados, mas a Valve se manteve em silêncio.
  • Tyler McVicker de Valve News Network reportou em 9 de Outubro que outra referência ao projeto HLVR apareceu num novo update de Dota 2, revelando uma nova string (dado que armazena texto na programação) de código que iria necessitar que o jogador falasse. Ele notou que o código atualizado do projeto, ainda não anunciado, ao longo do ano passado sugeria que ele ainda estava sendo trabalhado, apesar de nada indicar se era código do jogo completo ou apenas de uma demo.

2017


  • No começo de Janeiro, o site Game Informer publica uma entrevista com uma fonte anônima dentro da Valve. A fonte providenciou o seguinte:
    • Ao longo dos anos, houveram protótipos do próximo jogo da franquia Half-Life, variando entre um RTS (Estratégia em tempo real) até uma experiência live-action (uma gravação com atores reais) baseadas em escolhas feitas pelo jogador.
    • Haviam influenciadores e tomadores de decisão, e Gabe Newell seria o cabeça do grupo.
    • O time por trás de Half-Life 3 possuía duas ou três pessoas trabalhando nele antes de darem de cara com uma parede, e alguns times alcançaram até 30 ou 40 pessoas antes de serem descartados.
    • Sempre que um projeto de Half-Life colapsava, ficava mais difícil para os projetos seguintes saírem do papel.
  • Em 17 de Janeiro, Gabe Newell hospedou um AMA (Ask Me Anything - Me Pergunte Qualquer Coisa) no novo subreddit dedicado a ele. Apesar dele não negar nem confirmar a existência de um novo jogo da série Half-Life, ele disse algumas coisas relacionadas ao futuro da franquia e sobre o acompanhamento do "agora mítico" novo Half-Life. Esse é o primeiro endereço oficial criado pela Valve desde a palestra com J.J. Abrams em 2013.
    • Usuário japasthebass pergunta, "Alguma chance de um novo IP (propriedade intelectual) que se passaria dentro do universo de half-life/portal? Eu sinto que há um monte de histórias que ainda pode ser explorada. Obrigado!" A resposta de Newell foi bem simples, "Yep."
    • Ao ser perguntado sobre os filmes de Half-Life/Portal de J.J. Abrams, Newell responde, "Yep. Eles estão chegando."
    • Enquanto explicava sua escolha de Portal 2 como seu jogo favorito da Valve ao contrário da franquia Half-Life, ele faz questão de afirmar que "Não há nenhuma informação na minha resposta sobre o que iremos fazer no futuro", em referência ao afirmar que as memórias de Half-Life são apenas coisas de que ele se arrepende diretamente, esclarecendo aos fãs que mesmo que não seja seu jogo favorito não é necessariamente sinal de que a franquia está terminada.
    • Quando perguntado sobre o por quê de não deixar seus fãs atualizados com notícias sobre os jogos da Valve, Newell explica, "Porque nosso jeito de tomar decisões é mais condicional do que em outras companhias. Uma coisa que nós não iremos fazer é desperdiçar o tempo e dinheiro de nossos consumidores, o que quer dizer que nós iremos cancelar ou alterar coisas bem afrente no desenvolvimento. Acompanhar nossas escolhas seria chato e frustrante." Isso serve como uma reafirmação das explicações anteriores de Newell sobre o por quê Valve evitar confirmar um novo jogo da série Half-Life.
    • Um usuário pergunta, "Qual o status de Half Life 3/Half Life 2 Episode 3? Valve ainda está trabalhando em algum jogo single player totalmente desenvolvido? Uma fonte anônima não identificada na Valve disse que Half Life 3 foi cancelado. Essa afirmação é legítima?" Newell respondeu, "O número 3 não deve ser dito. Sim. Eu pessoalmente acredito em todas as fontes anônimas não identificadas da internet."
  • Em 7 de Fevereiro, uma entrevista do ano anterior com Michael Shapiro (voz de Barney Calhoun e de G-Man) foi publicada. Quando perguntado se ele estava confiante sobre um futuro jogo da série Half-Life, ele respondeu: "Entre os títulos originais e a imensa criatividade dos fãs, Half-Life é incrivelmente vibrante, e é difícil acreditar que nós não ouviremos mais falar dos Combine. Eu não estou com liberdade para falar sobre detalhes de planos, mas eu regularmente me conecto com jogadores que deixam claro que há necessidade de um novo conteúdo. Virá ele em forma de um novo filme em colaboração com Bad Robot, ou uma nova publicação stand-alone? Eu certamente me sinto otimista sobre esses cenários, e o universo de Half-Life é um que eu sempre estou feliz por habitar nele."
  • Em 10 de Fevereiro, seguindo um encontro aberto com a imprensa gamer, foi reportado que a Valve está trabalhando em três jogos VR não identificados.
    • Durante o encontro, Tyler McVicker da Valve News Network mostrou ao time de RV da Valve uma foto rondando uma mulher num escritório da Valve usando um HTC Vive, com uma tela de computador no fundo mostrando um ícone de Half-Life 3 nele. O time da Valve, que incluía Gabe Newell em pessoa, ficaram risonhos por causa da foto, mas admitiram que tanto nessa situação quanto em uma recente onde funcionários da Valve vestiam camisetas do Half-Life 3 na GDC eram membros da staff trollando os fãs. Greg Coomer admitiu que o ícone estava sendo passado pelo escritório da Valve já fazia um certo tempo. Newell evitou responder perguntas sobre o especulado projeto Half-Life VR do qual McVicker tinha reportado alguns meses atrás.
  • Em primeiro de Abril, um usuário do Reddit reportou que a Valve colocou um poster para uma "festa do lançamento de Half-Life 3" marcado para o dia seguinte na recepção do prédio, evidentemente sendo uma brincadeira de primeiro de Abril. Isso aparentemente confirma a afirmação de Newell em Fevereiro que a maioria das referências de Half-Life 3 pela Valve foram funcionários trollando os fãs.
  • De acordo com o antigo escritor da série, Marc Laidlaw, em uma entrevista publicada em 19 de Junho, o fim de Half-Life 2: Episode Three não teria conclusão definitiva, e que ele iria deixar algumas coisas em aberto para futuras sequências e haveria um novo time para tomar as rédeas da série. Isso se assemelha com o que Gabe Newell alegou anos antes, onde Episode Three não seria a conclusão da série Half-Life nem mesmo o fim do arco de histórias definido em Half-Life 2. Durante a entrevista, quando perguntado se Half-Life 3 seria lançado, Marc abruptamente afirmou "não fazer ideia" e confirmou que não retornaria para a companhia mesmo se eles estivessem em pleno desenvolvimento.
  • Nas primeiras horas de 25 de Agosto, Marc Laidlaw abruptamente publicou um texto intitulado "Epistle 3"(Epístola 3) em seu site, que foi interpretado como uma sinopse para o ainda não lançado Half-Life 2: Episode Three, com nomes de personagens e até mesmo gêneros trocados para algo sem sentido porém ainda óbvio paralelos aos personagens originais.
    • O documento intitulado "Epistle 3", uma troca óbvia de "Episode 3". "Gordon Freeman" se torna "Gertrude Fremont", "Alyx Vance" se torna "Alex Vaunt", "Eli Vance" passa a ser "Elly Vaunt", "Judith Mossman" se torna "Jerry Maas", "Wallace Breen" passa a ser "Wanda Bree", "the G-Man" se torna "Mrs. X", "os Vortigaunts" se tornam "os Ghastlyhaunts", "os Combine" passam a ser "os Disparate", "a guerra das sete horas" se torna "O Armagedom de nove horas", "Aperture Science" se torna "Tocsin Island Research Base", e "o Borealis" é referido pelo seu nome na versão Beta do game, "Hyperborea."
    • O enredo descreve o serviço memorial para Eli Vance e a decisão subsequente da Rebelião para ir às coordenadas descritas por Judith Mossman. Gordon e Alyx voam em direção ao Árctico mas são derrubados antes de alcançá-lo. Enquanto investigando as coordenadas de Mossman, já rodeada por uma instalação dos Combine, eles descobrem que o Borealis está atualmente entrando e saindo da existência, e as coordenadas são apenas onde Mossman esperava que ele iria aparecer em seguida. Eles são então capturados por seguidores do já finado Wallace Breen, do qual foi revelado que sua consciência foi colocada numa lesma (como conta o Twitter BreenGrub, de Laidlaw). A lesma teme Gordon, sabendo o destino de seu corpo original, mas implora por uma morte rápida–O destino de Breen seria então deixado nas mãos do jogador. Eles então encontram Mossman aprisionada pelos Combine, onde ela e Alyx tiveram uma discussão tensa onde Alyx culpa ela pela morte de seu pai. Eles libertam Mossman e depois de um breve tiroteio encontraram um jeito de fazer Borealis ficar em um lugar por tempo o suficiente para eles entrarem nele antes do mesmo continuar a saltar entre universos. Eles então descobrem que a Aperture Science esteve usando o Borealis experimentando algo chamado "Bootstrap Device", que pode emitir um campo grande o suficiente para transportá-lo para qualquer lugar que quisessem. Quando os Combine invadiram, os cientistas em pânico ligaram o dispositivo, enviando Borealis para o Árctico sem perceber que o dispositivo também pode se teleportar através do tempo e não necessariamente apenas uma vez e não necessariamente num lugar só. Assim, o Borealis foi esticado através do tempo e o espaço entre a doca seca e o Ártico. Eles então foram deixados com a escolha de encalhar o Borealis no Árctico para que ele pudesse ser estudado, ou para destruí-lo com todos à bordo, esperançosamente parando a próxima invasão dos Combine. Mossman discute com Alyx para que ela ajude a resistência, mas ela jura pelo comando final de seu pai que irá destruir o barco. Em uma luta que se seguiu, Mossman fica na vantagem e se prepara para aterrar o Borealis mas é morta por Alyx, que com Gordon transformou o Borealis num míssil viajante do tempo e espaço indo direto para o centro de comando dos Combine. G-Man então aparece para Alyx, que se lembra que conheceu ele em sua infância, e ele então leva ela para outro lugar, deixando Gordon preso no Borealis. Vendo o destino de Borealis, Gordon cruelmente percebe que o barco irá ajudar pouco ou até mesmo não irá ajudar em nada a parar os Combine, e que sua morte essencialmente seria em vão. Antes do barco colidir, os Vortigaunts aparecem e rapidamente resgatam Freeman. Gordon mais tarde acorda numa praia em algum lugar incerto num futuro distante, onde ele percebe que o terreno mudou. E então fica a dúvida se a humanidade conseguiu resistir ou não aos Combine, entretanto Freeman sabe que as pessoas que ele conheceu já se foram há tempos atrás.
    • Laidlaw se refere à sinopse como uma "fanfic", especificamente "uma lembrança de um sonho que eu tive anos atrás, com os gêneros trocados". Ele enfatizou que o documento meramente descreve ideias que poderiam ser expandidas ou até mesmo alteradas ao longo do tempo (por exemplo um possível final onde Freeman se encontraria de volta à Black Mesa no começo do primeiro Half-Life), e que qualquer coisa que "Epistle 3" representa não é necessariamente igual a um final canônico da saga Half-Life.
  • Em 27 de Agosto, 2017, enquanto estava fazendo uma matéria sobre o lançamento de "Epistle 3", de Laidlaw, Tyler McVicker da Valve News Network revelou que enquanto inspecionava as datas nos mapas vazados de Episode One e Episode Two da primavera daquele ano, ele e o modder Jackathan descobriram que alguns dos conteúdos eram na verdade mapas e armas de teste que foram trabalhadas até 2014: enquanto mapas anteriores foram provavelmente restos do desenvolvimento de Episode Three, alguns vieram depois da afirmação de Newell em 2011 que disse que a Valve tinha parado com o modelo de episódios, portanto eles provavelmente são do desenvolvimento do altamente especulado Half-Life 3, que estava no mínimo ainda em desenvolvimento em 2014. McVicker e Jackathan lançaram um mod acompanhante chamado "Half-Life 2: Aftermath", que torna os mapas e algumas da entidades perdidas de Half-Life 2: Episode Three jogáveis.
  • Em 10 de Outubro, 2017 marcou dez anos desde o lançamento de The Orange Box e Half-Life 2: Episode Two. Apesar da Valve ter refletido sobre The Orange Box, nada sobre outro jogo da série Half-Life foi trazida à publico mesmo fazendo uma década desde o último jogo.

2018

  • Entre 15 e 19 de Fevereiro, no Ano Novo Lunar, a Steam sale do ano do Cachorro incluía imagens de cães dos jogos, e incluiu DOG de Half-Life 2.
  • Em 22 de Fevereiro, uma pacote de HALF-LIFE foi anunciado para a versão da Steam de Final Fantasy XV. O HEV suit de Gordon Freeman, óculos, e pé de cabra da série serão disponibilizados in-game àqueles que fizerem pré-compra.
    • No vídeo do anúncio, o diretor de Final Fantasy XV, Hajime Tabata estava vestindo um chapéu de headcrab, e ele disse que "o time de HALF-LIFE na Valve mandaram isso para ele". Isso talvez queira dizer que ainda há um time HALF-LIFE na Valve.
  • Em 13 de Junho, várias linhas de código referenciando Vortigaunts, RV pistol (pistola de Realidade Virtual), Xen, zombies, Physguns (armas de gravidade), e HLVR foram vazadas de um update no Dota 2 e no SteamVR.
  • Em 12 de Julho, mais linhas de código foram vazadas do SteamVR. Essas linhas se referem a partículas de poeira, de Xen, de neve, e esporos de Xen.
  • Em 10 de Novembro, Tyler McVicker do canal Valve News Network reportou algumas atualizações no HLVR baseados em mais vazamentos: é planejado para ser um jogo single player (de um jogador só) narrativo de tiro em primeira pessoa, muito provavelmente o primeiro jogo do tipo em Realidade Virtual; ele provavelmente será lançado quando o novo, atualmente em desenvolvimento, headset de realidade virtual da Valve estiver pronto, seguindo o modelo da Nintendo de lançar jogos junto de um novo equipamento para usar junto; e o vazamento final, que foi confirmado por três outras fontes não nomeadas, sugerem que HLVR será uma prequel de Half-Life 2 (ou seja, se passa antes do jogo em questão).

2019

  • Em 14 de Junho, Tyler McVicker do canal Valve News Network reporta mais vazamentos de HLVR, e nota que os vazamentos sugerem que o projeto entrou na etapa de crunch (quando os desenvolvedores trabalham de forma hiperativa, superando o saudável, para concluir o projeto o quanto antes).
  • Em 18 de Novembro, 12 anos após o lançamento de Half-Life 2: Episode Two e um dia antes do 21º aniversário do lançamento do primeiro Half-Life, a Valve anuncia Half-Life: Alyx, o jogo carro-chefe da companhia para Realidade Virtual, em sua conta no Twitter.
  • Em 21 de Novembro ocorreu o lançamento do trailer de revelação oficial para Half-Life: Alyx, agendado para lançar em Março de 2020Simultaneamente, a pré-compra do jogo foi aberta, um re-design do site oficial de Half-Life foi lançado, e um vídeo estrelando Geoff Keighley foi lançado no canal Video Game Awards no YouTube, revelando que ele estaria escrevendo The Final Hours of Half-Life: Alyx, cobrindo a história de desenvolvimento da saga Half-Life após o lançamento de Episode Two.
    • Numa entrevista escrita na obra, Robin Walker da Valve explicou que quando o desenvolvimento começou, em 2016, do que eventualmente se tornou Half-Life: Alyx, a empresa seriamente considerou fazer Half-Life 3 várias vezes e até mesmo experimentou alguns conceitos do jogo. Entretanto, a ideia de criar um jogo tão esperado se provou "terrivelmente assustadora" para os desenvolvedores, mas a inovação de criar um título 100% em RV que não tivesse tanta infâmia apegada ao nome, como Half-Life 3, foi criativamente empolgante. Walker e seus funcionários permaneceram tímidos sobre se Half-Life: Alyx preencheria a lacuna em direção a um Half-Life 3 baseado em RV, apontando que eles teriam de ver o quão bem Half-Life: Alyx seria recebido.

2020

  • Em 3 de Março, IGN revela a primeira gameplay crua do começo de Half-Life Alyx, como parte do programa "IGN First" .
  • Em 23 de Março, Half-Life: Alyx é lançado na Steam, tornando o primeiro título oficial de Half-Life em doze anos.
  • Numa entrevista publicada no mesmo dia do lançamento de Half-Life: Alyx, Robin Walker explicou completamente o que aconteceu com Half-Life 2: Episode Three e o status do quase-mítico Half-Life 3. Essencialmente, o esquema de episódios de Half-Life 2 foram feitos para resolver o problema de grandes intervalos entre os jogos da série Half-Life, mas quando chegou a hora para a conclusão da trilogia episódica, o time não conseguiu pensar num jogo final suficientemente espetacular que capturava a emoção que eles associavam com a série Half-Life, e que a solução teria que ser criar um próximo título muito maior, ao invés de fazer o Episode Three. Entretanto, enquanto múltiplas tentativas de criar este próximo projeto foram feitas, nenhuma chegou muito longe em desenvolvimento e a maioria nunca chegou ao pública exceto pela "Epistle 3" de Laidlaw, onde Walker apontou que era algo mais perto das várias ideias que Laidlaw tinha em sua cabeça do que necessariamente o que Episode Three teria sido.
  • Em 9 de Julho, The Final Hours of Half-Life: Alyx foi lançado. O livro digital detalha o desenvolvimento de Half-Life: Alyx e os protótipos de outros projetos cancelados da Valve, incluindo Half-Life 3. O livro também menciona um jogo da Valve não anunciado, em desenvolvimento desde 2018.
  • Em 3 de Dezembro, Tyler McVicker do canal Valve News Network reportou que o jogo não anunciado mencionado em Final Hours era um jogo multiplayer assimétrico jogável tanto em modo RV quanto pelo desktop, conhecido internamente como Citadel, e supostamente se passaria no universo de Half-Life (entretanto, ele apontou que a relação do jogo com a franquia mudou várias vezes durante seu desenvolvimento e era sujeito a mudar novamente).

2022

  • Em primeiro de Março, Aperture Desk Job foi lançado. Em 8 de Março, Tyler McVicker reportou suas descobertas após fazer datamining do jogo (utilizando um programa específico, é possível vasculhar nomes e formatos de arquivos, além de outras informações, sobre projetos que estejam em desenvolvimento, entre outras coisas), reportando que no jogo havia códigos soltos de pelo menos quatro jogos da Valve: Um porte de Counter Strike: Global Offensive para o motor gráfico Source 2 (que foi eventualmente anunciado em Março do ano seguinte), uma "sequência" para Half-Life: Alyx, uma ressureição aparente do projeto F-STOP intitulado SteamPal, e o previamente mencionado Citadel. McVicker ressaltou que, como mostrado nos anos anteriores, os vazamentos não necessariamente refletem projetos com desenvolvimento ativo ou projetos que sairiam um dia, mas que Citadel em particular possuía uma quantidade significativa de notas que sugeriam que o projeto está num estágio avançado de desenvolvimento.
    • Sobre Citadel, McVicker reportou que aparentemente, o jogo é centrado num conflito entre Combine versus Rebeldes, usando um esquema híbrido de jogo de estratégia em tempo real com tiro em primeira pessoa, baseado em grupos (como TR e CT de CS:GO) e classes (como as de TF2). Supostamente, o jogo envolve principalmente os jogadores controlando esquadrões de bots de IA, que eles poderiam controlar de uma visão de cima ou entrar no campo de batalha e controlar diretamente o comandante ou outro membro do esquadrão. McVicker também encontrou evidência de que Citadel foi criado para funcionar tanto em RV quanto os desktops tradicionais.



                                                                                                ...


Caramba gente, não vou mentir, ter traduzido esse text inteiro na raça foi MUITO demorado, tanto é que eu só conseguir terminar tudo agora, uma semana depois do prazo para a postagem ter entrado ao ar kkk. Curtiram a leitura? Eu gostei demais *-* principalmente porque eu tinha lido o texto antes, mas pra traduzir eu tive que ler e reler várias e várias vezes, fazendo com que eu entendesse tudo o que se passa nessa matéria, e por isso acredito que a tradução que eu fiz ficou bem compreensível para todo mundo.
Eu peço desculpas à todos pela estrutura da matéria não estar lá essas coisas, é que eu ainda não manjo 100% de como organizar a estrutura das postagens, e quando eu copiei o texto da fonte, a estrutura toda do site veio junto, porém meio bugado, então eu tive que fazer várias gambiarras, fazendo com que a fonte e/ou tamanho do texto fique meio estranho em prol da estrutura ficar a mais certinha que eu consegui. Lembrando que eu irei atualizar a matéria sempre que eu vir que houve alguma novidade, viu? e.e

Lembrem-se de dar uma passada nos outros posts, tenho certeza de que você vai gostar ^^


(ATUALIZAÇÃO 21/05/2024: Eu revisei os textos do post inteiro, realizando correções de tradução que eu não entendia na época. Agora, o post está 100% atualizado com o que consta na fonte original, que acrescentou mais informações desde 2018, além de ter removido algumas informações que foram comprovadas falsas. Acredito eu que esta será a última vez que reviso este post, pois pretendo pegar tudo isso e passar direto pro site da Fandom, já que ainda não tem uma versão em português do artigo. Esse foi um projeto pessoal muito legal pra mim, afinal eu pude praticar a escrita e tradução em inglês, além de me fazer acostumar a escrever coisa pra caralho kkkkk de qualquer forma, espero que vocês tenham gostado!)

2 comentários:

  1. O jogo realmente me parece interessante mas confesso que não li toda tradução do texto xD , mas li uma grande parte eu juro :v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi um projeto bem extenso, e isso aconteceu logo depois de eu criar o blog, quando eu não tinha expectativa nenhuma de futuro nele, e eu também não sabia escrever como escrevo hoje, então eu meio que tenho muito orgulho desse post. Como ele é grande, eu te entendo perfeitamente kkkk e o pior é que eu tenho certeza que na fonte de onde eu tirei esse post, já deve ter muita coisa nova para colocar aqui, mas acredito que o post já serviu seu papel e eu não irei atualizá-lo mais.

      Excluir